20 cidades conhecidas por seus produtos do campo

12/02/2021

Fonte: Secretaria de Abastecimento do Estado de São Paulo

O agronegócio é uma das bases econômicas do Brasil. O PIB do setor representou na última medição do Ministério da Agricultura 4,85% do total da economia brasileira, com R$ 234,6 bilhões. Muitas cidades têm suas histórias e fonte de renda voltadas ao campo e ficaram famosas pelas suas produções. Listamos algumas delas para você conhecer!

Piedade (SP) - capital da alcachofra

Piedade, a 100 quilômetros de São Paulo, é responsável por cerca de 90% da produção nacional de alcachofra. Na cidade há até um roteiro gastronômico para turistas conhecerem mais sobre a flor, que passa por pousadas, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e empórios.


Sorriso (MT) - capital do agronegócio

O município de Sorriso, em Mato Grosso, foi reconhecido como a capital do agronegócio em 2012. Com 70 mil habitantes e área de 9.345,76 quilômetros, é considerado o maior produtor de soja do país. A história do grão na cidade começou por volta de 1970, quando os primeiros agricultores chegaram à região. Segundo o IBGE, em 2013 a cidade produziu 1 926 930 toneladas de soja.

Ribeirão Preto (SP) - capital da cana

Ribeirão Preto fica no interior de São Paulo. Dos seus 650,955 km de área, 127,309 km estão em perímetro urbano e 523,051 em zona rural. Fundada em 1856, em um período que a região recebia muitos mineiros em busca de pastagens para a criação de gado, no início do século XX, a cidade passou a atrair imigrantes que foram trabalhar na agricultura e na indústria. Hoje Ribeirão Preto é conhecida como a capital da cana. De acordo com a Associação dos Plantadores de Cana do Oeste de São Paulo (Canoeste), na região devem ser colhidos aproximadamente 10,7 milhões de toneladas de cana, 9% a mais em relação a 2014. Na cidade também ocorre anualmente um dos maiores eventos do agronegócio, a Agrishow.

Andradina (SP) - cidade do Rei do Gado

Fundada em 1932, Andradina recebe o título de cidade do Rei do Gado devido ao seu idealizador, o fazendeiro Antônio Joaquim de Moura Andrade, considerado o maior criador de gado do Brasil. Além de Andradina, o pecuarista também criou a cidade Nova Andradina. Moura de Andrade foi homenageado na música "Rei do Gado", de Teddy Vieira, gravada por Tonico e Tinoco e tema de abertura da novela "Rei do Gado".

Araçatuba (SP) - capital do boi gordo

A 530 quilômetros de São Paulo, Araçatuba é conhecida como a capital do boi gordo. O título é devido a atividade pecuária intensa na região, principalmente entre as décadas de 50 e 60. A praça Rui Barbosa, conhecida também como Praça do Boi Gordo, é símbolo a relação da cidade com a atividade: por três décadas ela foi o local onde negociações de compra e venda do gado eram realizadas.

São Miguel Arcanjo (SP) - capital da uva Itália

O município São Miguel Arcanjo, localizado no Estado de São Paulo e parte da região metropolitana de Sorocaba, é considerado a capital da uva Itália. Maior produtora da uva do estado de São Paulo de acordo com dados do IBGE em 2013, com 40 mil toneladas, a fruta é a base econômica da cidade.

Marialva (PR) - capital da uva fina

Marialva é uma cidade do estado do Paraná conhecida como capital da uva Fina. Com sua colonização iniciada em 1940, hoje o município é o maior produtor de uva do estado do Paraná, com 25.800 toneladas colhidas em 2013, de acordo com dados do IBGE

Holambra (SP) - capital das flores

Colonizada após a Segunda Guerra Mundial com a união de brasileiros e imigrantes holandeses e reconhecida como cidade em 1991, hoje Holambra (SP) é lembrada nacionalmente pela sua produção de flores e de plantas ornamentais. Na região estão cerca de 400 produtores e a cidade leva o título de capital das flores, além de ser um dos principais pontos turísticos do interior do Estado de São Paulo.

Itamarandiba (MG) - capital do eucalipto

Localizado em Minas Gerais, o município de Itamarandiba teve sua história iniciada em 1675. Na década de 1970 o cultivo de eucalipto se intensificou na cidade, que hoje é considerada pela Secretaria de Estado da Agricultura - Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) uma das principais produtoras de mudas de eucalipto do estado. O IBGE também aponta para crescimento da produção de carvão vegetal de eucalipto em Itamarandiba: em 2013 a cidade produziu 320.045 toneladas.

Jatobá (PI) - capital da melancia

Criado em 1995 e conhecido como a capital da melancia o município de Jatobá do Piauí ganhou destaque com a produção de melancia de ótima qualidade. Hoje, no entanto, a cidade enfrenta problemas na colheita com falta de chuva e pragas.

Ivinhema (MS) - capital da goiaba

Desde 2009 a cidade de Ivinhema, no Mato Grosso do Sul, é considerada a capital da goiaba e maior produtora do estado. De acordo com o IBGE, em 2013 foram produzidas 210 toneladas da fruta.

Maués (AM) - capital do guaraná

Com pouco mais de 50 mil habitantes, Maués (AM) é considerada a capital do guaraná. De acordo com o Sebrae, o consumo das sementes da planta se iniciou há séculos atrás com as populações indígenas que a utilizavam no preparo de bebidas energéticas. A obtenção de sementes como atividade essencialmente extrativista ocorreu até 40 anos atrás, quando começaram a surgir os primeiros cultivos comerciais. A produção do guaraná na cidade é crescente. Em 2004 foram produzidas 405 toneladas, enquanto em 2013 o número chegou a 2.400 mil toneladas.

Atibaia (SP) - capital do morango

Localizada próxima a capital paulista, Atibaia é considerada a maior produtora de morangos do estado de São Paulo. Na cidade ocorre anualmente a Festa de Morango que em 2015 está em sua 35º edição. No início do ano o deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei 895/2015, que confere o título de Capital Nacional do Morango ao município.

Igarapé-Mirim (PA) - capital do açaí

Igarapé-Miri é um município do Estado do Pará conhecido como a capital do açaí, por ser um dos maiores produtores do fruto no país. Em 2013, segundo o IBGE, foram colhidas 5.300 toneladas na cidade.

Bastos (SP) - capital do ovo

Bastos, no interior paulista, é considerada a capital do ovo. De acordo com a prefeitura da cidade, o município tem o maior plantel de galinhas de postura do país e é o município com a maior produção de ovos do Brasil.

Ituporanga (SC) - capital da cebola

Município de Santa Catarina, Ituporanga é a capital da cebola. Responsável por 12% do abastecimento nacional, segundo a prefeitura da cidade, produz cento e vinte mil toneladas anuais em quatro mil e trezentos hectares plantados, de acordo com dados de 2013 do IBGE.

São Joaquim (SC) - capital da maçã

São Joaquim, com cerca de 24 mil habitantes no interior de Santa Catarina, é conhecida pelo cultivo da maçã. De acordo com a prefeitura da cidade, a fruta é a principal atividade econômica do local, produzindo em 2013 215.800 toneladas. No município também é realizada há 50 anos a Festa Nacional da Maçã. Outro atrativo turístico de São Joaquim é o frio: a cidade é considerada um dos mais destinos mais gelados do Brasil e há precipitação de neve.

Campo Verde (MT) - capital do algodão

O algodão começou a ser cultivado na cidade de Campo Verde (MT) na década de 90 e desde então a cidade ganhou destaque em sua produção. De acordo com a prefeitura do município, em 2013/2014 entre safra normal e safrinha foram cultivados 90 mil hectares, com produtividade média entre 260 arrobas por hectare.

Reserva (PR) - capital do tomate

A cidade de Reserva no interior do Parana é lembrada pela produção de tomate. Em 2013, de acordo com o IBGE, a cidade produziu 41.400 toneladas da fruta. Anualmente o município celebra a Festa do Tomate, que em 2015 está em sua décima edição.

Venâncio Aires (RS)- capital do chimarrão

A cidade de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, é conhecida como a capital do chimarrão. o extrativistmo e plantio para consumo próprio de erva-mate começou junto com a colonizão da região, incentivada pela coroa portuguesa no século XVIII. A cidade abriga a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), além de apresentar aos visitantes a Rota do Chimarrão, um passeio típico pela cultura gaúcha, arquitetura antiga e gastronomia colonial.

AGRICULTURA FOI, É E SEMPRE SERÁ A SEMENTE QUE MANTERÁ VIVO O PROGRESSO NO BRASIL...  VAMOS FAZER ESTA SEMENTE GERMINAR JUNTOS!!  
SINTRARUR - SOROCABA
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora