Comerciantes e moradores se unem para comprar respiradores e monitores para hospital no interior de SP

07/04/2021

Fonte: Prefeitura de Piedade

A realidade na Santa Casa de Piedade (SP) é a mesma de centenas de hospitais espalhados por diferentes cidades no país: fila de espera de pacientes na enfermaria e na UTI.

Sendo o único hospital do município, a Santa Casa tem uma estrutura insuficiente para atender a tanta procura com apenas cinco leitos de UTI e cinco de enfermaria. A situação difícil chegou ao limite e levou a prefeitura a começar uma campanha.

A ideia foi mobilizar a cidade para conseguir agilizar a compra de equipamentos e ampliar o atendimento na enfermaria, pois a compra pelo poder público é mais demorada e pode levar até 10 dias.

O primeiro doador foi o prefeito de Piedade, Geraldo Camargo Filho. Segundo ele, o momento é de desespero com as enfermarias lotadas e as pessoas necessitando de ajuda.

"Eu fiz essa doação e fui até as pessoas que podiam doar mais, porque achava que era pouco. Como é, de fato. É apenas um leito para as pessoas que estão esperando e com a tendência de piorar", diz.

Depois do prefeito, foi a vez dos comerciantes ajudarem. Em apenas um dia, o dinheiro arrecadado foi o suficiente para comprar mais dois monitores para reforçar o atendimento na enfermaria.

Segundo o médico Diego Escobar, da UTI da Santa Casa, o monitor ajuda a ver não só as elevações do eletrocardiograma, como também o acompanhamento do ritmo do coração, a saturação, a oxigenação do paciente e também a pressão arterial.

"Na UTI, esse equipamento é imprescindível. Junto com os profissionais da saúde, vão conseguir fazer o devido acompanhamento do paciente", comenta.

A mobilização foi tão grande que foram arrecadados mais de R$ 100 mil para ajudar pacientes em estado grave. Agora, os comerciantes esperam comprar mais dois respiradores para a Santa Casa.

O presidente da Associação Comercial de Sorocaba diz que a mobilização não vai parar e que pretende comprar ainda mais respiradores para a cidade. "Estamos arrecadando, juntamente com os empresários da cidade, com as pessoas físicas e também os produtores rurais", conta.


Momento de união

O exemplo dado por Piedade repercutiu. A Associação Paulista de Municípios, que coordena 645 cidades no estado, diz que a situação, na maioria, é bem preocupante e que todos precisam se mobilizar.

Para o presidente da associação, Frederico Guidoni, é de extrema importância que, neste momento, o poder público e a sociedade civil trabalhem juntos.

"Prefeituras, estados, sociedade civil, associações. É o esforço conjunto de todos que vai trazer um resultado melhor no combate à pandemia", pontua.

O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Ary Vanazzi, diz que a associação também apoia iniciativas como a de Piedade e diz que o momento deve ser de união entre todos os poderes e a comunidade.

"Desde o Governo Federal, prefeitos, Governo do Estado e a sociedade civil organizada para evitar essa tragédia humanitária que nós estamos vivendo no país", diz.

AGRICULTURA FOI, É E SEMPRE SERÁ A SEMENTE QUE MANTERÁ VIVO O PROGRESSO NO BRASIL...  VAMOS FAZER ESTA SEMENTE GERMINAR JUNTOS!!  
SINTRARUR - SOROCABA
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora