Pesquisa avalia benefícios da adubação verde na agricultura familiar

17/07/2020

Fonte:  Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo

Um estudo conduzido pelo Polo Regional de Piracicaba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, indica que a adubação verde melhora a qualidade dos alimentos e diminui o custo de produção para o agricultor familiar paulista. A pesquisa é coordenada pelo pesquisador Edmilson José Ambrosano, integrante da Apta.

A avaliação chega à etapa final, de análise econômica, na qual é realizado o levantamento de preços dos sistemas de produção com e sem a utilização do adubo. Os resultados serão usados na verificação dos ganhos reais para agricultura familiar paulista. Vale destacar que os adubos verdes combatem aos nematoides, pragas do solo, o que diminui a infestação e amplia a produção nas safras.

"Trata-se de uma pesquisa direcionada à agricultura de base familiar e orgânica, que depende das leguminosas e adubos verdes para terem nitrogênio no sistema", revela Edmilson José Ambrosano.

O secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim, ressalta o apoio do Governo Paulista a estudos e iniciativas no setor. "Apoiar a agricultura familiar do Estado de São Paulo, oferecendo condições para o produtor gerar renda e agregar valor, é uma das principais orientações do governador Márcio França para a pasta", destaca.

Desempenho

Há uma década, o pesquisador da Apta conseguiu a aprovação do projeto junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de modo a estudar o desempenho de um tomate híbrido com fontes alternativas de fertilizantes. A ideia é que o agricultor use essas fontes para reduzir os custos de produção.

No início das pesquisas em campo, Edmilson José Ambrosano contou com auxílio do Rancho Orgânico, Sítio Small Farm, Sementes Pirai e Sítio Floresta de São Francisco, que produziram duas linhas de plantas do tomateiro com a semeadura dos adubos. A pesquisa contou com uma abordagem inovadora, pois o experimento foi instalado junto ao produtor. "O agricultor participou desde a escolha da cultura, o desenvolvimento do experimento e colheita, opinando e discutindo os resultados", relata.

Também houve o cultivo de uma plantação sem adubo para saber a diferença entre os plantios de tomates. Os tomates foram semeados em duas diferentes safras no ano. "Com o uso adequado deste fertilizante natural, a produção aumentou e trouxe benefícios aos produtores e aos consumidores, que tem importantes sais minerais para nossa nutrição", acrescenta.

Houve também a avaliação sobre a qualidade e estado nutricional dos frutos para garantir que a prática empregada não diminua os teores nutricionais. Foi analisada, ainda, a transferência de nitrogênio fixado pela simbiose entre bactérias do solo, para que seja mais efetiva. Assim, o produtor deixará de precisar investir na aquisição de elementos nutrientes nas lavouras.

AGRICULTURA FOI, É E SEMPRE SERÁ A SEMENTE QUE MANTERÁ VIVO O PROGRESSO NO BRASIL...  VAMOS FAZER ESTA SEMENTE GERMINAR JUNTOS!!  
SINTRARUR - SOROCABA
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora